UNDIME/MT

02 setembro, 2021

MEC abre o sistema para confirmação das escolas validadas do PBE

   

 O formulário deve ser preenchido pelas escolas validadas para o Eixo Apoio Técnico do Programa Brasil na Escola

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), abriu o sistema para confirmação das escolas validadas para participarem do Eixo Apoio Técnico e Financeiro do Programa Brasil na Escola (PBE). As escolas deverão preencher um formulário para que possam realizar a confirmação de interesse em participar do Programa.

Essa confirmação deverá ser realizada pelo diretor da unidade escolar e ocorrerá por meio do PDDE Interativo. Após a confirmação de interesse, o MEC iniciará o repasse da primeira parcela, no valor de R$ 10 mil. Todas as escolas receberão esse valor, independentemente de seu tamanho e número de matrículas.

A primeira confirmação de interesse ocorreu nesta quinta-feira (26), pela escola CEF 507 de Samambaia/ DF. Na data, a escola recebeu a visita do secretário de educação básica do MEC, Mauro Rabelo; do secretário de educação básica adjunto, Helber Vieira; do diretor de formação e valorização de profissionais da educação, Renato Brito; e da diretora de políticas e diretrizes da educação básica, Myriam Sartori.

Sobre o PBE

O Governo Federal instituiu, no âmbito do Ministério da Educação (MEC), o Programa Brasil na Escola (PBE), com o intuito de induzir e fomentar estratégias e inovações para assegurar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar com equidade dos estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental. O PBE foi estruturado em três eixos, sendo eles:

  • Apoio Técnico e Financeiro: que prevê o fortalecimento das lideranças para aprimoramento das competências de gestão, e o aperfeiçoamento da organização pedagógica escolar;
  • Valorização de Boas Práticas: que visa promover o reconhecimento e a disseminação das boas práticas em prol da melhoria das aprendizagens com equidade; e
  • Inovação: que prevê apoio às ações inovadoras, com a finalidade de estimular as redes de ensino na elaboração e implementação de novos modelos pedagógicos para o aprimoramento das estratégias de ensino-aprendizagem.

Saiba mais sobre o PBE.

Confira a Portaria nº 177, de 30 de março de 2021.

 

Fonte: Ministério da Educação 
https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-abre-o-sistema-para-confirmacao-das-escolas-validadas-do-pbe