UNDIME/MT

03/06/2020

Sistema Saeb está aberto para consulta

   

Sistema Saeb está aberto para consulta de preliminares e interposição de recursos até 15 de junho


A plataforma on-line do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) está disponível para verificação dos resultados preliminares das escolas relativos ao ano de 2019, de forma individual. Para acessar as informações, é necessário o cadastro no Sistema Saeb, sendo possível o registro de apenas um representante legal por unidade de ensino. O sistema foi aberto às 18h do domingo, 31 de maio, e permanecerá acessível até o dia 15 de junho, para conferência e eventual interposição de recursos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou, até esta segunda-feira (1º), o cadastro de mais de 83% das 70.613 escolas participantes da avaliação. A equipe da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) articulou uma parceria com as secretarias de Educação, em todas as unidades da Federação, nomeando interlocutores que reforçam a comunicação com os diretores escolares para preenchimento dos cadastros e elaboração de justificativas que fundamentem a solicitação de recurso.

Os resultados são apresentados por etapa avaliada (5º e 9º anos do ensino fundamental; 3ª e 4ª séries do ensino médio tradicional e integrado) para as escolas públicas que participaram com, no mínimo, dez estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos e que, cumulativamente, atingiram taxa de participação de pelo menos 80% dos estudantes matriculados, como prevê a Portaria n.º 366, de 29 de abril de 2019. As escolas que participaram por amostra não têm resultados divulgados individualmente, e as informações obtidas compõem os dados por unidade da Federação, região geográfica e Brasil.

Os testes do Saeb 2019 foram aplicados no final do ano passado para 7,6 milhões de estudantes matriculados em 291 mil turmas, em todos os sistemas de ensino das cinco regiões do país. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, aferidos no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas por meio do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A divulgação do Ideb e dos resultados finais do Saeb deve ocorrer no segundo semestre.



Envie um e-mail para sistemasaeb@inep.gov.br


Fonte/ Foto: Inep