UNDIME/MT

25/09/2019

Undime realiza 1ª reunião do Colegiado Ampliado na gestão 2019/2021

   


Encontro aconteceu na noite da última quinta-feira (5)

Na noite da quinta-feira, 5 de setembro, a Undime realizou a 1ª reunião de Gestão Ampliada, biênio 2019/ 2021. O objetivo do encontro foi apresentar um balanço do 17º Fórum Nacional, realizado na Bahia, em agosto, e deliberar sobre algumas políticas educacionais.

Essa é a primeira reunião da gestão do novo presidente, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), que assumiu o cargo no último dia 15 de agosto.

Participaram da reunião as presidências das seccionais e membros da diretoria executiva nacional.

Na ocasião, um dos temas tratados por Luiz Miguel foi o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O intuito foi discutir e estabelecer uma posição da instituição quanto ao novo Fundo, uma vez que a vigência do atual expira no final de 2020.

Os dirigentes discutiram e chegaram à conclusão, entre outros pontos, que o novo Fundeb deve ser permanente (compor o texto constitucional) e que o Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) seja incorporado como mecanismo de referência para o cálculo do Valor Aluno Ano (VAA), considerando inclusive as possíveis discrepâncias regionais.

A ideia é divulgar um posicionamento da Undime quanto à defesa da instituição ao novo Fundeb. Isso será feito, em breve, a partir das discussões realizadas durante a reunião.

Além disso, foram discutidos assuntos que envolvem a Educação Infantil, arranjos de desenvolvimento da educação e consórcios. Foi falado também em construir um planejamento estratégico da Undime para nortear o trabalho da instituição. "Queremos criar grupos de trabalhos como forma de garantir qualidade técnica para as nossas discussões", disse Luiz Miguel.