UNDIME/MT

13 fevereiro, 2019

Materiais orientam secretarias de educação com roteiros formativos alinhados à BNCC

   


Com o objetivo de divulgar mais informações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sobre os novos currículos municipais e estaduais alinhados a ela, a Nova Escola e a Fundação Lemann produziram uma sugestão de roteiro que pode ser utilizado em diferentes momentos por professores de todo o país. Entre eles, a realização das Semanas Pedagógicas, reuniões formativas ou eventos que debaterão os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs).

Para conhecer os materiais, é necessário baixar as apresentações com os slides. Os documentos estão divididos por etapas de ensino, direcionados à educação infantil e ensino fundamental, nos anos iniciais e finais.

A fim de auxiliar docentes, as instituições também organizaram sugestões sobre como os roteiros podem ser utilizados. Confira aqui.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. O documento orientador deve nortear a estruturaão dos currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.