UNDIME/MT

20 setembro, 2018

Capes oferece treinamento online para áreas específicas

   


A biblioteca virtual da Capes, Portal de Periódicos, oferece treinamento online para as áreas da ciência, engenharia, linguística e artes. Para abranger o maior número de interessados e aumentar a acessibilidade à comunidade científica, acadêmica e ao cidadão comum, o serviço passou a existir, exclusivamente, nesse formato.

A videoaula ensina o usuário a fazer buscas no portal, fornecendo uma explicação geral sobre suas funções e tipos, que são quatro: assunto, periódico, nível e base. Dividida em duas partes, a primeira explica o que é o site e qual o conteúdo da biblioteca virtual, suas características e o uso das ferramentas. Já a segunda refere-se às áreas específicas do conhecimento e aborda semanalmente cada uma delas.

O Portal certifica os usuários e não estabelece critérios de participação, não havendo limites para o número de certificações. Os cursos têm duração de três horas e podem ser usados como horas complementares. Fabricia Carina, consultora da Coordenadoria Geral do Portal de Periódicos (CGPP), conta que “há professores de metodologia científica pedindo para os alunos entrarem no portal e fazerem o treinamento; é uma forma de atividade extracurricular”. leia mais...