UNDIME/MT

28 julho, 2015

Colíder-MT apresentará em Belém – Pará o Projeto Educação do Campo

   

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer apresentará em Belém – Pará o Projeto Educação do Campo e Agroecologia da E.M. (do campo) São Mateus de Colider-MT.

A exposição será no fim do mês de setembro e, durante o IX Congresso Brasileiro de Agroecologia. A informação do site do evento consta que 2.385 experiências de todo o Brasil foram inscritas, porém apenas 1.300 foram aprovados para estarem no evento. Todas as regiões brasileiras estarão presentes, bem como países vizinhos e de outros continentes. Serão 165 apresentações orais e 1.232 apresentações de pôsteres, garantindo uma riqueza de diversidade que caracteriza bem a dinâmica proposta no congresso.
A metodologia em questão é um contraponto do modelo de educação destinado à população na região norte de Mato Grosso que, pouco contribuiu para que as ações humanas em relação à natureza fossem mais equilibradas e que os recursos naturais fossem mais bem compreendidos e aproveitados. O modelo serviu muito mais para propagar o mito do progresso e legitimar, do ponto de vista ideológico, o desenvolvimento predatório proposto e implementado. Neste cenário, o projeto de Educação do Campo e Agroecologia da E.M. São Mateus - Colíder-MT objetiva repensar o modelo de educação e produção de alimentos para a região. A metodologia utilizada é a relação direta das atividades teoria x pratica, os conhecimentos teóricos são vinculados às aulas práticas na escola e, empregadas técnicas agroecológica com impactos reduzidos na natureza. Em um ano de existência o Projeto Educação do Campo e Agroecologia atende 90 estudantes de dez comunidades rurais e, colimou na implantação de seis (06) arranjos metodológicos: arborização com o uso de espécies nativas e exóticas, estudo da flora invasora, produção de adubo orgânico, educação ambiental dos resíduos sólidos, estudo da entamofauna e controle biológico, formação do banco de sementes e produção de mudas. O projeto reflete a necessidade de uma mudança não somente nas técnicas produtivas, mas também na construção de uma educação pensada a partir do campo e para o campo. leia mais...